Qualidade de vida no trabalho em uma instituição pública da cidade de Manaus

Autores

  • Moisés Andrade Coelho Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Antonio Geraldo Harb Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Renata Syallen de Sousa Veiga Universidade federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Ergonomia, Qualidade de Vida no Trabalho, Setor Público, Manaus

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) em uma instituição pública da cidade de Manaus/AM. A delimitação do universo foi composta por uma instituição pública cujo ramo de atuação é a prestação de serviços relacionados à articulação entre instituições de ensino e pesquisa, a amostragem pesquisada foi de caráter não probabilística intencional e como técnicas de pesquisa foram utilizadas: (1) documentação indireta por intermédio da pesquisa bibliográfica e a observação direta extensiva (questionário). Ao todo foram aplicados cinquenta e quatro questionários com colaboradores da empresa. Entre os resultados encontrados destacam-se a importância do modelo de Walton, complementado por Limongi-França, para uma adequada análise da QVT na organização, bem como o diagrama de caixas (boxplot) como instrumento para melhor visualização dos resultados. As considerações finais apontam para a importância da QVT para a melhoria dos ambientes de trabalho e da prestação de serviços de qualidade à população a partir de uma avaliação adequada de seu ambiente interno. A relevância do estudo está na utilização de um modelo para a avaliação da qualidade de vida em organizações públicas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Andrade Coelho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Assistente do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) vinculado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Administrador, Mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antonio Geraldo Harb, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Economista, Mestre e Doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Avenida Darcy Vargas, 1200, CEP: 69065-020, Manaus, Amazonas.

Renata Syallen de Sousa Veiga, Universidade federal do Amazonas - UFAM

Bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Engenheira de pesca, Mestre em ciências pesqueiras nos trópicos pela Universidade Federal do Amazonas. Avenida General Rodrigo Octávio, 6200, CEP: 69077-000, Manaus, Amazonas.

Downloads

Como Citar

1.
Coelho MA, Harb AG, Veiga RS de S. Qualidade de vida no trabalho em uma instituição pública da cidade de Manaus. Rev. G&S [Internet]. 30º de maio de 2017 [citado 28º de março de 2024];8(2):212-29. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3721

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa