Grupo operativo:

prática educativa como expressão para o autocuidado em diabetes mellitus tipo 2

Autores

  • Heloísa De Carvalho Torres Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Almeida Maia
  • Laura Maria dos Santos
  • Fernanda Figueredo Chaves
  • Priscila Faria Pereira
  • Palloma Maciel Chaves

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Gestão

Resumo

O objetivo é compreender a visão dos usuários com Diabetes Mellitus tipo 2 sobre a sua participação nos grupos operativos e a repercussão dessa nas práticas de autocuidado . Trata- se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratório realizada em três unidades básicas de saúde do distrito sanitário Leste de Belo Horizonte e envolveu a participação de 18 usuários em 2011. As falas dos usuários foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, sendo identificadas as categorias: Troca de experiência, Educação para o autocuidado, Avaliação da participação dos usuários nos grupos operativos, Sentimentos e Vínculos entre profissional e usuário. Percebeu-se que os grupos operativos proporcionaram a construção do conhecimento através da escuta, reflexão e problematização da realidade do usuário onde identificaram a importância do saber sobre a dieta, tratamento e atividade física. Observamos que as ações de saúde implementadas através dos grupos operativos estimulam os usuários a refletirem sobre seu estilo de vida, caracterizando-se como um instrumento de educação em saúde sob uma perspectiva de promoção, prevenção e controle.

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Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Torres HDC, Maia MA, dos Santos LM, Chaves FF, Pereira PF, Chaves PM. Grupo operativo:: prática educativa como expressão para o autocuidado em diabetes mellitus tipo 2. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 20º de abril de 2024];4(4):pag. 1483-1496. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/370

Edição

Seção

Artigos Originais