Sentidos múltiplos de representações sociais entre adultos-idosos acerca da asma
Palavras-chave:
Políticas de saúde, Educação, GestãoResumo
Objetivo: Compreender as representações sociais, interesse e experiência com grupos educativos idosos com asma. Método: É um estudo qualitativo, com base na Teoria das Representações Sociais e a TNC. Resultados: A representação social da saúde é vista como forma positiva diante de uma boa ação para viver. Sobre a doença, há significado negativo ligando-o com o cotidiano de usuários e da falta de atenção de saúde para doenças crônicas. O autocuidado com a asma está ligado à memória biomédica e hibridismo, quando utiliza o conhecimento das culturas de locais usando remédios fitoterápicos. As experiências e interesses com grupos educativos é uma realidade distante nas áreas pesquisadas. Conclusão: É necessário o incentivo de atividades de grupos educativos em saúde. Um dos destaques da iniciativa é a criação de salas reservadas para os benefícios do grupo relacionados à educação em saúde. As pessoas estão interessadas para atender a prevenção de doenças crônicas e compartilhá-lo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).