Planejamento estratégico em saúde:
ferramenta de gestão para o complexo de regulação em saúde
Palavras-chave:
GestãoResumo
Este estudo tem como objetivo identificar o nível de entendimento dos servidores públicos municipais do complexo de regulação no município de Blumenau-SC, sobre planejamento estratégico. A pesquisa foi realizada com os servidores que atuam no setor de regulação de exames e consultas de alta complexidade. A gestão descentralizada do planejamento estratégico, partindo dos atores envolvidos pode contribuir para que os projetos previstos sejam implantados de acordo com os objetivos propostos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados foi realizada através da aplicação de entrevista estruturada e questionário. As respostas ao questionário revelaram um baixo nível de entendimento na maioria dos entrevistados com respeito ao planejamento estratégico, valores, missão e visão. Não há a devida compreensão sobre o conceito e aplicação do planejamento estratégico. Foram também avaliadas, utilizando matriz FOFA, as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças, cabendo destaque a rotatividade dos servidores e a sazonalidade dos governos como fraquezas apontadas. A Secretaria Municipal de Saúde adota o processo top-down, não envolvendo os colaboradores no processo de construção.
Descritores: Planejamento Estratégico; gestão em saúde; Administração pública.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).