Importância da higienização das mãos como profilaxia a infecção hospitalar pelos profissionais de saúde
Palavras-chave:
Higienização das mãos, Infecção hospitalar, Profissionais de saúdeResumo
As infecções hospitalares representam atualmente uma preocupação de ordem internacional, pois envolve a atuação dos profissionais de saúde, a qualidade das instalações físicas e dos materiais de uso diário. Assim, considerando a relevância desse tema, esse estudo objetivou verificar o reconhecimento da importância da higienização das mãos na prevenção da infecção hospitalar pelos profissionais de saúde. Trata-se de um estudo transversal, em que foi aplicado formulário semiestruturado a uma amostra de 60 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e /ou auxiliares de enfermagem e médicos, atuantes em um Hospital Público localizado na Bahia, em outubro de 2011, obedecendo à s exigências éticas para estudos com seres humanos. Os resultados evidenciaram que 98,3% dos entrevistados reconhecem a importância da higienização das mãos na profilaxia à infecção hospitalar, 83,3% afirmaram dominar a técnica, entretanto, apenas 53,4% a descreveram corretamente. Conclui-se que apesar da conscientização dos profissionais sobre a importância e da disponibilidade dos produtos para higienização das mãos, é necessário a implementação de atividades pedagógicas que motivem e intensifiquem a adesão dos profissionais.
Palavras-chave: Higienização das mãos; infecção hospitalar; profissionais de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).