Assistência de enfermagem a pacientes em hemodiálise na atenção básica

Autores

  • Amanda Rafaela da Silva Castoldi
  • Samira Michel Garcia Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Shaiana Vilella Hartwig Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Saúde, Enfermagem, Atenção básica

Resumo

Objetivou-se conhecer a percepção dos enfermeiros da atenção básica sobre a assistência do paciente em hemodiálise. Estudo qualitativo, realizado com enfermeiros das unidades básicas de saúde de um município situado no centro oeste do estado do Paraná, por meio de entrevista. Para análise dos dados utilizou-se a temática de Minayo. Participaram da pesquisa oito enfermeiros, sendo todos do sexo feminino, com faixa etária entre 27 e 52 anos. Os discursos dos profissionais retrataram o desconhecimento de usuários dependentes de hemodiálise na área de abrangência da unidade de saúde e sobre a temática de aprimoramento e capacitações realizadas, nenhum profissional entrevistado relatou treinamento específico para assistência direcionada ao paciente em tratamento de hemodiálise. Com a análise das experiências e práticas vivenciadas foi possível constatar a imensa dificuldade dos profissionais em exercer a prática assistencial a pacientes/ usuários historicamente caracterizados pelo setor terciário. Com a falta de contato frequente do cuidado especializado pode-se perceber que a assistência do profissional enfermeiro só se realiza quando há procura pelo usuário na própria unidade de saúde.

Palavras-chaves: cuidados de enfermagem; atenção primária à saúde; hemodiálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Rafaela da Silva Castoldi

Enfermeira graduada pela Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR.

Samira Michel Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda do Programa de Biologia Oral da Universidade do Sagrado Coração - USC. Professora Assistente - Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Cáceres-MT.Docente Responsável pela Disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Idoso.

Shaiana Vilella Hartwig, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Nefrologia - UNIFESP. Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora auxilar do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Cáceres-MT.

Downloads

Como Citar

1.
Castoldi AR da S, Garcia SM, Hartwig SV. Assistência de enfermagem a pacientes em hemodiálise na atenção básica. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2016 [citado 27º de julho de 2021];7(3):Pág. 1200-1215. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3633

Edição

Seção

Artigos Originais