Valores de referência para teste de caminhada de 6 minutos em crianças saudáveis de 7 a 9 anos do Norte brasileiro
Palavras-chave:
Saúde Coletiva, Semiologia, PediatriaResumo
O Teste de Caminhada de Seis Minutos é um exame seguro, de fácil execução e baixo custo que é utilizado em larga escala no mundo por refletir de forma mais precisa as atividades de vida diária. Entretanto, não existem estudos com amostras relevantes na região norte do Brasil, com Índice de Desenvolvimento Humano - IDH menor que a média nacional. O presente estudo objetivou estabelecer valores de normalidade para o teste em crianças saudáveis em âmbito escolar. Trata-se de um estudo transversal e prospectivo, que testou 60 crianças de ambos os gêneros, na faixa etária entre 7 e 9 anos, das redes públicas de ensino fundamental da cidade de Coari ”“ Amazonas. A distância percorrida no teste pelas crianças foi em média 439,8±60,9 metros, significativamente abaixo dos valores de referências existentes até o momento. Houve também diferença significativa nas pressões arteriais sistólica e diastólica entre os sexos. Os valores encontrados no estudo referenciam o índice do TC6’ para a região, indicando ser importante a realização de estudos mais específicos para complementação do referencial nessa população.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).