Correlação entre a presença de patógenos e alterações reativas benignas em esfregaços cérvico-vaginais
Palavras-chave:
Políticas de Saúde, EducaçãoResumo
A citologia baseia-se na identificação de alterações ou modificações em células de esfregaços cérvico-vaginais (ECVs), onde observa-se e dar-se prioridade a análise do citoplasma e núcleo, através de uma técnica simples, chamada de exame citológico ou exame de Papanicolau. Este exame permite estabelecer a relação entre achados inflamatórios e os possíveis agentes causadores de vaginoses e vaginites. O objetivo deste estudo foi correlacionar as alterações reativas benignas e o infiltrado inflamatório presentes em ECVs, associados a presença de um determinado patógeno. Tratou-se de um estudo retrospectivo com abordagem quantitativa, onde foram analisados 136 ECVs de pacientes atendidas na Clínica Potengi no período que compreende os anos de 2013 e 2014. Das amostras analisadas, observou-se: Trichomonas vaginalis (5.2%), Gardnerella vaginalis (25.7%), Lactobacillus sp (66.2%) e, ainda existiram associações entre alguns patógenos. Já em relação à s alterações celulares, percebeu-se que a cariomegalia e pseudoeosinofilia foram as mais prevalentes, com 24,4% e 23,5%, respectivamente e, que o infiltrado inflamatório foi composto prevalentemente por polimorfonucleares (54.7%). Conclui-se, assim, que este estudo pode ser de extrema importância para auxiliar o citologista quanto a uma leitura mais precisa das lâminas e contribuir para uma emissão de laudos mais seguros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).