O trabalho em equipe na enfermagem:
da cooperação ao conflito
Palavras-chave:
Gerência, Serviços de Enfermagem, Gestão em saúdeResumo
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção de uma equipe de enfermagem acerca das competências necessária para o trabalho em equipe. Consiste em um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado por meio de observação participante no local de trabalho e entrevista semiestruturada com integrantes da equipe de enfermagem - enfermeiros e técnicos de enfermagem, de um hospital universitário da região Centro-Oeste do Brasil. Para análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de Análise de Conteúdo e Proposta Operativa. Os resultados analisados geraram duas unidades de sentido para discussão, a saber: “Cooperação entre a equipe de enfermagem” e “Conflitos gerados no dia-a-dia”, que permitiram a conclusão de que a cooperação e o conflito são engendrados a partir do trabalho realizado em equipe, e que a tríade formada por estes aspectos, considerado parte integrante das competências gerencias do enfermeiro, suscita um ciclo virtuoso capaz de gerar transformações no local de trabalho.
Descritores: Gerência. Serviços de Enfermagem. Gestão em saúde.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).