O trabalho em equipe na enfermagem:

da cooperação ao conflito

Autores

  • Alexandra de Paula Rothebarth
  • Juleandrea Bido Cesário Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciana Portes de Souza Lima
  • Mara Regina Rosa Ribeiro

Palavras-chave:

Gerência, Serviços de Enfermagem, Gestão em saúde

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção de uma equipe de enfermagem acerca das competências necessária para o trabalho em equipe. Consiste em um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado por meio de observação participante no local de trabalho e entrevista semiestruturada com integrantes da equipe de enfermagem - enfermeiros e técnicos de enfermagem, de um hospital universitário da região Centro-Oeste do Brasil. Para análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de Análise de Conteúdo e Proposta Operativa. Os resultados analisados geraram duas unidades de sentido para discussão, a saber: “Cooperação entre a equipe de enfermagem” e “Conflitos gerados no dia-a-dia”, que permitiram a conclusão de que a cooperação e o conflito são engendrados a partir do trabalho realizado em equipe, e que a tríade formada por estes aspectos, considerado parte integrante das competências gerencias do enfermeiro, suscita um ciclo virtuoso capaz de gerar transformações no local de trabalho.

Descritores: Gerência. Serviços de Enfermagem. Gestão em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra de Paula Rothebarth

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo GEFOR ”“ Grupo de Pesquisa sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem. Endereço: Avenida Fernando Correa da Costa, s/n, Bairro Boa Esperança, Cuiabá-MT, Brasil. Departamento de Enfermagem. CEP: 78068-900. Tel.: (65) 3615-8820 / (65) 8153-815. Email: ale_rothebarth@hotmail.com

Juleandrea Bido Cesário, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo GEFOR ”“ Grupo de Pesquisa sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem.

Luciana Portes de Souza Lima

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo GEFOR ”“ Grupo de Pesquisa sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem.

Mara Regina Rosa Ribeiro

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo GEFOR ”“ Grupo de Pesquisa sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem.

Referências

Gerência; Serviços de Enfermagem; Gestão em saúde

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

1.
Rothebarth A de P, Cesário JB, Lima LP de S, Ribeiro MRR. O trabalho em equipe na enfermagem:: da cooperação ao conflito. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 28º de março de 2024];7(2):Pág. 521-534. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3492

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa