PRÁTICAS DE LIDERANÇA ADOTADAS POR ENFERMEIROS DE UNIDADES HOSPITALARES ONCOLÓGICAS:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Fabiana Cristina Santos Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo
  • Bruna Cremasco Brito Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo
  • Vânea Lúcia Santos Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo
  • Silvia Helena Camelo Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Enfermeiros, Liderança, Prática profissional, Oncologia

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar o perfil do enfermeiro que atua em unidades oncológicas e as práticas de liderança adotadas por estes profissionais. É uma revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada em seis bases eletrônicas no período de setembro a dezembro de 2012. Foram selecionados 14 artigos, publicados no período de 2003 a 2011. Os resultados foram divididos em duas categorias: Perfil social, formação acadêmica e capacitação profissional do enfermeiro e Práticas de Liderança adotadas por enfermeiros de unidades hospitalares oncológicas. Os enfermeiros são do sexo feminino, faixa etária entre 29 a 67 anos e experiência na área superior a cinco anos, com preparo acadêmico insuficiente durante a graduação. Identificam-se a necessidade de desenvolvimento profissional técnico-científico por meio de especializações, cursos de atualização e participação em congressos. Analisando os estudos verifica-se que dentre as práticas de liderança adotadas pelos enfermeiros, estes desafiam o estabelecido, estimulando a equipe para a ampliação do conhecimento e aprimoramento profissional; inspiram uma visão compartilhada por meio da valorização do trabalho em equipe; pois há preocupação do enfermeiro líder de encorajar os participantes da equipe por meio de elogios pelo trabalho bem sucedido. O estudo deve provocar reflexão dos enfermeiros e gestores dos serviços de saúde quanto ao perfil e preparo adequado para a atuação em unidades hospitalares de oncologia.

Descritores: Enfermeiros, Liderança, Prática profissional, Oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Cristina Santos, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo e Bolsista Institucional RUSP/USP.

Bruna Cremasco Brito, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo e Bolsista Institucional RUSP/USP.

Vânea Lúcia Santos, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

Enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Barretos. Aluna de mestrado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Silvia Helena Camelo, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutor em Enfermagem, Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Santos FC, Brito BC, Santos VL, Camelo SH. PRÁTICAS DE LIDERANÇA ADOTADAS POR ENFERMEIROS DE UNIDADES HOSPITALARES ONCOLÓGICAS:: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 4º de julho de 2024];4(3):pag. 1157-1176. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/347

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)