PRÁTICAS DE LIDERANÇA ADOTADAS POR ENFERMEIROS DE UNIDADES HOSPITALARES ONCOLÓGICAS:
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Enfermeiros, Liderança, Prática profissional, OncologiaResumo
Este estudo teve o objetivo de identificar o perfil do enfermeiro que atua em unidades oncológicas e as práticas de liderança adotadas por estes profissionais. É uma revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada em seis bases eletrônicas no período de setembro a dezembro de 2012. Foram selecionados 14 artigos, publicados no período de 2003 a 2011. Os resultados foram divididos em duas categorias: Perfil social, formação acadêmica e capacitação profissional do enfermeiro e Práticas de Liderança adotadas por enfermeiros de unidades hospitalares oncológicas. Os enfermeiros são do sexo feminino, faixa etária entre 29 a 67 anos e experiência na área superior a cinco anos, com preparo acadêmico insuficiente durante a graduação. Identificam-se a necessidade de desenvolvimento profissional técnico-científico por meio de especializações, cursos de atualização e participação em congressos. Analisando os estudos verifica-se que dentre as práticas de liderança adotadas pelos enfermeiros, estes desafiam o estabelecido, estimulando a equipe para a ampliação do conhecimento e aprimoramento profissional; inspiram uma visão compartilhada por meio da valorização do trabalho em equipe; pois há preocupação do enfermeiro líder de encorajar os participantes da equipe por meio de elogios pelo trabalho bem sucedido. O estudo deve provocar reflexão dos enfermeiros e gestores dos serviços de saúde quanto ao perfil e preparo adequado para a atuação em unidades hospitalares de oncologia.
Descritores: Enfermeiros, Liderança, Prática profissional, Oncologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).