Aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem na estratégia de saúde da família:

uma revisão bibliográfica

Autores

  • Anna Paula Mendonça Barros Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
  • Fernanda Guilarducci Pereira Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Palavras-chave:

Saúde da Família, Processo de Enfermagem, Atenção primária à Saúde

Resumo

Trata-se de uma revisão da literatura realizada no período de 2002 a 2012 cujo objetivo foi revisar e analisar as publicações relacionadas à aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família. Os trabalhos selecionados foram agrupados por similaridade em três categorias temáticas: Funções assistenciais do enfermeiro na ESF; Aplicabilidade da SAE na prática do enfermeiro da ESF; Implementação da ESF e da SAE. Foi demonstrado aumento das publicações nos últimos anos e maior preocupação por parte dos enfermeiros a cerca da temática e que a utilização da SAE na ESF proporciona o estabelecimento de vínculo entre enfermeiro-usuário-família com fortalecimento do elo com a comunidade, de modo que o enfermeiro poderá interligar as informações disponíveis, guiando a assistência prestada a nível individual e familiar. Aplicar a SAE na ESF requer ao enfermeiro dedicação, ousadia e determinação frente às dificuldades em assimilar gerência e assistência, duas funções importantes que o enfermeiro realiza diariamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Paula Mendonça Barros, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Enfermeira graduada pela FEN-UFG , Mestranda em Saúde Coletiva pela UFG, especialista em SAE pela PUC-GO; Saúde da Família pela UFG e em Educação e Promoção da Saúde pela NESPROM UnB.

Fernanda Guilarducci Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professor efetivo do curso de Enfermagem, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Downloads

Como Citar

1.
Barros APM, Pereira FG. Aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem na estratégia de saúde da família:: uma revisão bibliográfica. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 16º de abril de 2024];7(1):Pág. 388-406. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3435

Edição

Seção

Artigos de Revisão