Consulta compartilhada:
uma perspectiva da clínica ampliada na visão da residência multiprofissional
Palavras-chave:
Saúde Coletiva, Emergência, CardiologiaResumo
A Residência Multiprofissional em Saúde é uma proposta que acrescenta ao serviço de saúde a formação e desenvolvimento dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Tendo a consulta compartilhada como instrumento de trabalho que privilegie uma comunicação transversal na equipe e entre equipes, com vistas para uma clínica ampliada com intuito a interação de várias abordagens que possibilitem o manejo eficaz da complexidade do trabalho multiprofissional. Objetivo: refletir sobre a assistência dos residentes na perspectiva da clínica ampliada a nível ambulatorial. Trata-se de um relato de experiência, para apresentar a proposta do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Cardiovascular no Hospital das Clínicas vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais. O cenário de prática é um dos ambulatórios do hospital, onde são realizadas ações para a atenção à saúde dos pacientes que estiveram internados na unidade coronariana. Diante das consultas compartilhadas buscou na lógica da clínica ampliada, fornecer uma assistência integral e qualificada, evitando privilegiar algum conhecimento específico. Nota-se a contribuição para a formação profissional, a articulação e integração das ações uni e multiprofissionais. Acredita-se que a integração entre os diferentes níveis de atenção e categorias profissionais, propiciará ações efetivas na redução da morbimortalidade por condições cardiovasculares
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).