Exercício da liderança do enfermeiro em um serviço de urgência e emergência

Autores

  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal de Pelotas em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia
  • Róger Farias Lopes Enfermeiro. Egresso da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
  • Bianca Pozza dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Cristian Dornelles Enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Pós-Graduado em Auditoria em Saúde pelo Sistema Educacional Galileu.
  • Paulo Roberto Boeira Fuculo Junior Acadêmico do 5º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
  • Evelyn Andrade dos Santos Acadêmica do 10º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Palavras-chave:

Gestão, Liderança

Resumo

Este estudo objetivou conhecer o exercício da liderança de enfermeiros que trabalham em um serviço de urgência e emergência. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Participaram dez enfermeiros que trabalham em um serviço de urgência e emergência. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas pela proposta operativa de Minayo, emergindo dois temas: liderança do enfermeiro na urgência e emergência e estratégias para o exercício da liderança na urgência e emergência, como conversa/diálogo, trabalho em equipe e escuta. Identificou-se que os enfermeiros optam por utilizar um estilo participativo e dialógico, mesmo sendo um serviço muito dinâmico e corrido. Evidenciou-se, também, a carência e a necessidade da instituição de ter um profissional especializado na área da saúde psíquica, para realizações de dinâmicas em grupo, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e confortável para o trabalhador. A liderança dialógica poderá auxiliar o enfermeiro no gerenciamento do cuidado e da equipe de enfermagem, por meio do estabelecimento de relações horizontalizadas que promovam a coparticipação de todos os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal de Pelotas em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem ”“ NEPEN. E-mail: 

Róger Farias Lopes, Enfermeiro. Egresso da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeiro. Egresso da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

Bianca Pozza dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Mestre em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Cristian Dornelles, Enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Pós-Graduado em Auditoria em Saúde pelo Sistema Educacional Galileu.

Enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Pós-Graduado em Auditoria em Saúde pelo Sistema Educacional Galileu

Paulo Roberto Boeira Fuculo Junior, Acadêmico do 5º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Acadêmico do 5º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Evelyn Andrade dos Santos, Acadêmica do 10º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Acadêmica do 10º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. 

Downloads

Publicado

29-01-2016

Como Citar

1.
Amestoy SC, Lopes RF, Santos BP dos, Dornelles C, Fuculo Junior PRB, Santos EA dos. Exercício da liderança do enfermeiro em um serviço de urgência e emergência. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 28º de março de 2024];7(1):Pág. 38-51. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3372

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)