COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM SITUAÇÃO DE URGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA:
EXPERIÊNCIA DE UM CURRÍCULO DE ENFERMAGEM ORIENTADO POR COMPETÊNCIAS
Resumo
Este estudo objetiva relatar a experiência de dois discentes da última série de enfermagem de uma faculdade brasileira pioneira no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no atendimento de urgência a uma usuária na atenção básica. Este atendimento que foi metodologicamente problematizado desencadeou junto à equipe de saúde, composta por enfermeiro, médico, auxiliares de enfermagem e agente comunitário de saúde, uma reflexão sobre a organização do processo de trabalho. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de gestão a educação permanente norteada pelo Método Altadir de Planificação Popular, os quais contribuíram para o desenvolvimento da competência gerencial do enfermeiro. A equipe de saúde identificou problemas durante atendimento, analisou suas causas e consequências e propôs intervenções no âmbito da gestão e organização do processo de trabalho para qualificar esta prática. Esse relato pode ser útil para o delineamento e a execução de um exercício de gestão em que se propõe problematizar a realidade, com vistas a articular teoria e prática.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).