Bullying:

gestão escolar e a saúde pública, uma revisão da literatura

Autores

  • Cinthia Francisco Alves Universidade de Brasilia

Palavras-chave:

Saúde Pública, Gestão, Educação

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão critica da literatura acerca do conceito e de estudos realizados sobre o bullying relacionando à saúde pública, revisando estratégias para deixar o ambiente escolar mais seguro, além de orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais frequente da violência juvenil. Desta forma, disponibilizando informações aos profissionais das áreas da saúde e educadores, mostrando a importância deste tema para minimizar a incidência do problema a ser enfrentando, sendo a curto ou longo prazo, investigando e avaliando os impactos dobullying causados nos autores e alvos dessa prática e suas consequências. Foram acessados bancos de dados bibliográficos e páginas de relevância na internet, identificando artigos e textos recentes sobre no tema no período de 2005 a 2012. O comportamento agressivo entre estudantes é um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e frequentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos, o bullying é um problema de saúde pública com dimensões cada vez maiores em todos os países, tratando-se de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, relacionados a desequilíbrios de poder. O foco político é a pratica em educação em saúde com o envolvimento de toda a comunidade, as escolas estão assumindo um envolvimento crescente na promoção da saúde, prevenção de doenças e prevenção de trauma. A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura.

 Palavras chaves: bullying, saúde pública, crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Francisco Alves, Universidade de Brasilia

Fisioterapeuta formada em 2010 no Centro Universitário de Rio Preto - Unirp. Pós-graduada (especialização) em Gestão de Saúde pela Universidade de Brasilia - UnB em 2012; Aprimoramento Oclusão, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial em Pacientes com Necessidades Especiais / Abordagem Multidisciplinar nos anos de 2011 e 2012; Pós-Graduanda (especialização) em Fisioterapia oncológica pela Universidade Cruzeiro do Sul em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos.

Downloads

Como Citar

1.
Alves CF. Bullying:: gestão escolar e a saúde pública, uma revisão da literatura. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 25º de abril de 2024];6(3):Pág. 2919-2933. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3289

Edição

Seção

Artigos de Revisão