REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE:

UM DESAFIO PARA A GESTÃO DO SUS

Autores

  • Camila Dubow Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvana Bastos Cogo Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Atenção à Saúde, Modelos Organizacionais, Gestão em Saúde

Resumo

O artigo propõe uma reflexão crítica, baseada na legislação e diretrizes nacionais, bem como trabalhos acadêmicos, sobre o momento atual de desenvolvimento das Redes de Atenção à Saúde, como estratégia de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a ineficiência das maneiras tradicionais de organização da atenção e gestão, o desafio das Redes de Atenção à Saúde para a integralidade do cuidado e os mecanismos de gestão utilizados neste processo. O trabalho fornece subsídios para que as práticas de atenção e gestão em saúde sejam refletidas, apontando estratégias que impliquem em rompimento de paradigmas por meio de uma reorientação nos modelos de atenção vigentes. Para que as redes de atenção à saúde possam ser consolidadas, é fundamental a sensibilidade política dos gestores de saúde com o compromisso de construir um novo modelo de atenção, através da luta pela consolidação do SUS e da efetivação dos princípios de universalidade, integralidade e equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Bastos Cogo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Assistente do Departamento de Ciências da Saúde do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

15-08-2017

Como Citar

1.
Dubow C, Cogo SB. REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE:: UM DESAFIO PARA A GESTÃO DO SUS. Rev. G&S [Internet]. 15º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];4(3):pag. 908-921. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/325

Edição

Seção

Artigos Originais