Percepções de enfermeiros sobre liderança:

um repensar necessário

Autores

  • Lucineide Almeida Gomes FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
  • Thiago Santos Garces FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
  • Sara Taciana Firmino Bezerra FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
  • Riksberg Leite Cabral FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANAÚ
  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Karla Corrêa Lima Miranda FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Gestão, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se conhecer as percepções de enfermeiros sobre liderança. Estudo descritivo, qualitativo, exploratório, realizado com 25 enfermeiras em hospital secundário de Fortaleza-CE, Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário, cujas respostas foram organizadas e analisadas sob o referencial da análise de conteúdo. Emergiram das categorias temáticas:estilos de liderança, características e/ou habilidade do enfermeiro no exercício da liderança. Sob a ótica dos enfermeiros, há um predomínio do entendimento de liderança na perspectiva autocrática, em que as principais características de um enfermeiro líder devem ser: tomada de decisão, competência técnica e trabalho em equipe. Os resultados remetem à necessidade de repensar o constituinte liderança na existência profissional, bem como descortinar experiências e vivências que carecem transpor a abordagem admnistrativa marcada pelo paradigma tradicional embasada na teoria clássica da administração.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucineide Almeida Gomes, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

Enfermeira graduada pela FAMETRO>

Thiago Santos Garces, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

Enfermeiro graduado pela FAMETRO.

Sara Taciana Firmino Bezerra, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, mestra em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem, pela Universidade Estadual do Ceará; professora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) e enfermeira do Instituto Dr. José Frota Fortaleza-CE. Foi professora substituta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Trabalhou no Hospital Municipal Humberto de Queiroz no município de Pereiro - CE no período de 2009 a 2012 e no Programa Saúde da Família (PSF) no município de Ererê - CE, no período de 14 de agosto de 2006 a 14 de março de 2008. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e saúde, doenças crônicas, CIPESC, hipertensão arterial

Riksberg Leite Cabral, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANAÚ

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Vigilância à Saúde e Epidemiologia, Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Mestre em Saúde da Família. Atualmente, exerce o cargo de Diretor Técnico-Assistencial do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda HMJEH e leciona na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO nas áreas de gestão e saúde coletiva. Coordenou a Atenção Básica no município de Maracanaú (2009-2012) tendo, no mesmo período, implantado os Núcleos de Apoio à Saúde da Família NASF e atuado como Tutor-Coordenador do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/Saúde da Família em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (2010-2012). Implantou o Programa Municipal de DST/Aids (2005) e o Programa Municipal de Atenção à Saúde do Adolescente e do Jovem (2006) assumindo a gerência desses programas desde sua implantação até 2012. Coordenou a implantação do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids SAE (2006). Na ONG PROPARES, atua como Consultor e Facilitador de Projetos de Capacitação de Profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social, além de Adolescentes e Jovens, em Saúde Sexual e Reprodutiva na perspectiva do Protagonismo Juvenil.

Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação em Saúde, Saúde do Adolescente, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Karla Corrêa Lima Miranda, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2011), graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2011), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Enfermagem em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é enfermeira do Governo do Estado do Ceará e professora assistente da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Doenças Contagiosas, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv/aids, enfermagem, educação em saúde, hivaids e aids.

Downloads

Publicado

06-10-2015

Como Citar

1.
Gomes LA, Garces TS, Bezerra STF, Cabral RL, Coelho M de MF, Miranda KCL. Percepções de enfermeiros sobre liderança:: um repensar necessário. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(3):Pág. 2711-2722. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3233

Edição

Seção

Artigos Originais