SUBJETIVIDADE:

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA

Autores

  • Lourdet Rejane Ferro Zago

Resumo

A família, primeiro grupo familiar do ser humano, consiste na dimensão coletiva da existência humana e torna-se responsável pela formação da primeira identidade social, como o também da constituição da subjetividade. A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos. É através deste mundo interno que o indivíduo se relaciona com o mundo social, nomeado por mundo externo. Desta relação resulta as características individuais que marcam o indivíduo como singular, originadas na formação do indivíduo, quando são construídos o conhecimento e as crenças. representação social  como a forma de conhecimento, elaborada socialmente,  partilhada, com um objetivo prático, contribuindo para a construção de uma realidade comum a um conjunto social. Assim é construída a representação social da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourdet Rejane Ferro Zago

Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1984) e Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é Diretora da Faculdade Santa Clara. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente em enfermagem e saúde pública.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Zago LRF. SUBJETIVIDADE:: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];4(3):pag. 815-828. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/316

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)