Das farmácias militares à s farmácias privadas:
a visão dos seus utentes face aos cuidados prestados
Resumo
O modelo de gestão adoptado pela farmácia cognitiva, integrada e empenhada na promoção da saúde comunitária, deve servir de premissa à s farmácia privadas, promovendo a valorização dos serviços prestados em prol dos utentes/clientes. Objetivo:De modo a percepcionar qual a visão que os utentes detêm sobre as farmácias que promovem os cuidados farmacêuticos, contrapondo à s que não os promovem, foi desenhadaa presente pesquisa onde se contrapõem as duas realidades.Métodos:Para tal, foi formulada a hipótese de que A satisfação com o serviço não difere significativamente entre farmácias privadas e militares. Cada utente participou num inquérito sobre os dois tipos de farmácias (Privadas e Militares), reduzindo o enviesamento decorrente de participantes distintos para diferentes grupos em apreciação. Foram obtidos 164 questionários válidos para cada tipo de farmácia. Resultados:A percepção da satisfação foi estatisticamente diferente para os dois grupos, tendo sido superior no grupo de farmácias que presta um serviço acompanhado (Militares), evidenciando a valorização dos cuidados farmacêuticos prestados. Conclusão: Com base nos resultados obtidos concluímos que a satisfação com os serviços prestados pelas farmácias militares distingue este grupo face ao grupo do sector privado, evidenciando que as farmácias cognitivas devem servir de referência ao sector, podendo apresentar repercussões ao nível dos cuidados de saúde primários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).