Leiomioma uterino:
um estudo de caso que envolve o tratamento não conservador
Resumo
LEIOMIOMA UTERINO: um estudo de caso que envolve o tratamento não conservador
Flávia Andrade Almeida¹; Ariana Marina Barbosa², Francisco Jorge Marques², Patrícia Maria Heitmann²,Vera Lúcia Neves²
¹Docente do Curso de Enfermagem da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS/BH Acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS/BH ”“ Contato: flaviaaandrade@yahoo.com.br ”“ Rua: Boaventura 50 ”“ Bairro Jaraguá ”“ BeloHorizonte Minas Gerais
² Acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade José do Rosário Vellano ”“UNIFENAS/BH
RESUMO
Trata-se de um estudo de caso qualitativo, descritivo e exploratório que teve como objetivo discutir os aspectos fisiológicos e emocionais relacionados ao tratamento não conservador do leiomioma uterino. A pesquisa foi realizada com uma paciente com leiomioma, que foi submetida à histerectomia. Utilizou-se como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada e dados documentais dos exames laboratoriais da paciente. Este estudo permitiu concluir que o tratamento não conservador do leiomioma pode trazer consequências físicas e psicológicas para a mulher, uma vez que se trata da extirpação de um órgão vital para a sua feminilidade.
DESCRITORES: Leiomioma uterino. Histerectomia. Tratamento não conservador. Emoções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).