Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do projeto “mais médicos”
Palavras-chave:
Educação Médica, Saúde Coletiva, Educação PermanenteResumo
Ensaio reflexivo baseado na experiência pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avaliação de Médicos Intercambistas, no âmbito do Projeto “Mais Médicos” para o Brasil, realizado no segundo semestre de 2013, em uma capital da região sudeste brasileira. As práticas vivenciadas convergiram a reflexões que dizem respeito aos procedimentos pedagógicos utilizados nesse Curso. Buscou-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos conteúdos ministrados, os espaços e tempos adotados e as teorias que embasaram o fazer pedagógico, com o objetivo de contribuir à s discussões acerca da formação médica brasileira e, se possível, incentivar a utilização de práticas pedagógicas transformadoras. Conclui-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos colaboradores do projeto não foram compatíveis com o quanto idealizado teoricamente, uma vez que as políticas públicas de Educação em Saúde não foram consideradas na construção do exercício pedagógico do Curso analisado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).