Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do projeto “mais médicos”

Autores

  • Douglas Marcos Pereira de Paula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mateus Aparecido de Faria Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristianne Maria Famer Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Médica, Saúde Coletiva, Educação Permanente

Resumo

Ensaio reflexivo baseado na experiência pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avaliação de Médicos Intercambistas, no âmbito do Projeto “Mais Médicos” para o Brasil, realizado no segundo semestre de 2013, em uma capital da região sudeste brasileira. As práticas vivenciadas convergiram a reflexões que dizem respeito aos procedimentos pedagógicos utilizados nesse Curso. Buscou-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos conteúdos ministrados, os espaços e tempos adotados e as teorias que embasaram o fazer pedagógico, com o objetivo de contribuir às discussões acerca da formação médica brasileira e, se possível, incentivar a utilização de práticas pedagógicas transformadoras. Conclui-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos colaboradores do projeto não foram compatíveis com o quanto idealizado teoricamente, uma vez que as políticas públicas de Educação em Saúde não foram consideradas na construção do exercício pedagógico do Curso analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

1.
de Paula DMP, Faria MA de, Rocha CMF. Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do projeto “mais médicos”. Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 18º de novembro de 2024];:Pag. 2311-2319. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3111

Edição

Seção

Relatos de Experiências