Segurança do paciente:
uma discussão necessária.
Palavras-chave:
Cultura de Segurança, Gestão de Risco, EnfermagemResumo
Introdução: O tema segurança do paciente tem sido uma constante preocupação dos gestores e trabalhadores em saúde. Cada instituição de saúde tem organizadosuas atividades e sua forma de dar conta das necessidades ao que tange a um cuidado mais seguro. Objetivo: Relatar a experiência da implantação do núcleo de segurança do paciente de um hospital privado da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Realizado por enfermeiras de um hospital privado da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no período de abril a junho de 2013, a partir da implantação do núcleo de segurança do paciente no referido hospital. O hospital conta com 112 leitos de internação hospitalar distribuído em unidades: de internação clínica e cirúrgica; centro de tratamento intensivo adulto; centro de tratamento intensivo neonatal e pediátrico; centro obstétrico; berçário; centro cirúrgico; sala de recuperação pós-anestésica; pronto atendimento; serviço de quimioterapia. Resultados: O núcleo foi constituído por enfermeiras assistenciais, com o apoio da coordenação de enfermagem e administração da instituição, com a finalidade de implementar ações educativas para a cultura de segurança do paciente. Foram realizadas leituras relacionadas ao tema, reconhecimento do cenário, dos sujeitos envolvidos, e treinamento com a equipe multiprofissional. Foram implementadas ações voltadas à segurança da assistência prestada. Conclusão: A implantação do núcleo oportunizou o desenvolvimento de ações e integração multiprofissional nesta instituição, instigando a busca de novas evidências relacionadas à segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).