O conhecimento de adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis
Palavras-chave:
Estudantes, Adolescentes, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Promoção da Saúde.Resumo
Pesquisa descritiva de análise quantitativa que objetivou verificar o conhecimento de adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), através da aplicação de um questionário estruturado de múltipla escolha. De acordo com as respostas, 60% dos adolescentes afirmaram ter adquirido conhecimento sobre DST nos de serviços de saúde; 34% citaram o uso do preservativo em todas as relações sexuais como forma de prevenção à s DST; a aids foi a DST mais citada como conhecida (100%); o sangue foi reconhecido como transmissor de DST relacionado ao vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) (27%); a gestação e o parto foram reconhecidos como fontes transmissoras de DST, somando na sífilis 41% das respostas; o leite materno foi reconhecido por 40% dos estudantes como potencial transmissor de HIV; apenas 3% dos investigados reconheceram o uso de toalha em comum como possível transmissor do papilomavirus humano (HPV). Percebeu-se lacunas de conhecimento sobre DST entre os adolescentes investigados. Acredita-se que a promoção da saúde seja a estratégia básica para o controle da transmissão das DST, possibilitada por atividades que focalizem a vulnerabilidade a uma relação sexual desprotegida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).