Violência na gestação:

um relato de experiência no programa educação pelo trabalho para a saúde - PET-SAÚDE

Autores

  • Marluce Tavares de Oliveira Universidade de Pernambuco - UPE
  • Alexandre Barbosa Beltrão Secretaria Estadual de Saúde - SES/PE (à disposição FCM/UPE)
  • Manoel Adauto Cunha Monteiro Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros CISAM-UPE
  • Célia Maria da Paixão Silva Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR)
  • Aline Cristina da Silva Lima Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).
  • Marcela Carla Pereira do Nascimento Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE)
  • Mailla Morena Costa e Silva Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco-(FENSG-UPE).
  • Vanessa Melo Lacerda Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE).

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Epidemiologia

Resumo

Objetivo - caracterizar e descrever proposta de intervenção sobre violência entre gestantes na Estratégia Saúde da Família - ESF.

Material e métodos ”“ Estudo transversal e relato de experiência do PET-Saúde. População formada por 28 profissionais e 96 gestantes em três unidades da ESF do Recife, de dezembro de 2013 a março de 2014. Coleta de dados com questionário estruturado, validado para o Brasil, e observação participante. Utilizou-se estatística descritiva para construção de Coeficientes e Razão de Prevalência.  A intervenção constou de visitas a instituições ou setores participantes da Rede de Enfrentamento da Violência, para co-construção de fluxograma de atenção. Projeto aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa, com assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados - Perfil das gestantes: média de 24 anos, 10 anos de estudo, fora do mercado de trabalho, em famílias nucleares, com algum tipo de violência doméstica (49%), sendo a psicológica mais prevalente. Referência a aborto foi 3 vezes maior entre mulheres violentadas. Entraves identificados na assistência oferecida na ESF vinculam-se à inexistência ou inadequação na identificação de casos e fluxos de atenção e na desarticulação dos componentes da rede.

Conclusão - A conjunção de violência no ciclo de vida dessas mulheres vincula-se a sentimentos de gravidez indesejada, ensejando práticas de aborto inseguro e apontam para uma maior vulnerabilidade às situações de morbi-mortalidade maternas, aliadas a entraves em relação à assistência oferecida, exigem o estabelecimento de políticas públicas que possam dar respostas que impactem na redução de tais vulnerabilidades. Reuniões de sensibilização mostraram-se promissoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marluce Tavares de Oliveira, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutora em Saúde Materno Infantil - IMIP. Professora assistente da Faculdade de Ciências Médicas - FCM-UPE. Vice-coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva - FCM/UPEConcepção, coordenação do trabalho de campo, análise de dados, redação e revisão final do artigo.Rua Professor Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro, Recife, Pernambuco, CEP: 50100-130.

Alexandre Barbosa Beltrão, Secretaria Estadual de Saúde - SES/PE (à disposição FCM/UPE)

Médico, Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA), Tutor de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).Análise e redação do artigo

Manoel Adauto Cunha Monteiro, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros CISAM-UPE

Enfermeiro, Especialista em Saúde da mulher pela Faculdade Redentor do Rio de Janeiro (RJ).  Preceptor de PET-Saúde - Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros CISAM-UPE.Supervisão de trabalho de campo, coleta, construção do banco de dados, análise de dados e redação do artigo.

Célia Maria da Paixão Silva, Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR)

Enfermeira, Preceptor do PET- Saúde ”“ Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).Supervisão de trabalho de campo, coleta, análise de dados e redação do artigo.

Aline Cristina da Silva Lima, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Estudante de graduação de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).Coleta, análise de dados, avaliação de consistência do banco e escrita do artigo.

Marcela Carla Pereira do Nascimento, Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE)

Estudante de graduação, Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE).Coleta, análise de dados e escrita do artigo.

Mailla Morena Costa e Silva, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco-(FENSG-UPE).

Estudante de graduação da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco-(FENSG-UPE).Coleta, análise de dados e escrita do artigo.

Vanessa Melo Lacerda, Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE).

Estudante de graduação da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE). Coleta, análise de dados e escrita do artigo.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

1.
Oliveira MT de, Beltrão AB, Monteiro MAC, Silva CM da P, Lima AC da S, Nascimento MCP do, et al. Violência na gestação:: um relato de experiência no programa educação pelo trabalho para a saúde - PET-SAÚDE. Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 28º de março de 2024];:Pag. 2235-2248. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3105

Edição

Seção

Artigos Originais