A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
Resumo
O presente artigo relata uma pesquisa qualitativa, orientada pelo método dialético-crítico, cujo objetivo central foi identificar como a interconsulta vem sendo realizada nos serviços de atenção primária em saúde (APS) de Porto Alegre, Brasil, tendo em vista a falta de referencial teórico acerca da temática neste campo de atuação e a compreensão do potencial para o seu exercício neste âmbito de atenção, visando à integralidade do cuidado. Profissionais de saúde de serviços de APS preencheram um questionário semiestruturado, elaborado para conhecer seu entendimento sobre esta ação, para quais demandas a realizavam, o fluxo utilizado e os limites e as dificuldades para efetivação desta prática no processo de trabalho. O estudo identificou que a falta de referencial sobre interconsultas em APS não está relacionada com o nível de compreensão dos profissionais, pois a maioria a realiza conforme a produção teórica existente, sendo este espaço entendido como campo especial para o seu exercício.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Integralidade. Interconsulta.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).