Avaliação do desempenho da atenção primária em saúde através da análise envoltória de dados
Palavras-chave:
Gestão, Políticas de Saúde, EducaçãoResumo
Objetivo: Identificar estudos que avaliaram o desempenho da Atenção Primária em Saúde utilizando a ferramenta Análise Envoltória de Dados. Métodos: Revisão da literatura realizada na base de dados eletrônica PubMed referentes ao período de 2003 a 2014. Resultados: Foram identificados 27 artigos. Observou-se um aumento de publicações a partir de 2010. Os estudos foram realizados em diversas regiões do mundo, com concentração maior no continente africano. Existem várias possibilidades de uso da técnica, desde a modelagem e sua orientação, como à escolha das DMUs, utilização dos insumos e produtos, assim como o software que será executado o trabalho. Conclusão: Apesar das limitações metodológicas para comparação dos trabalhos entre si, verifica-se a importância de realizar esse tipo de estudo com ênfase num nível de atenção que demanda muitos gastos e necessita ser eficiente para ofertar um serviço resolutivo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).