Prática clínica na estratégia saúde da família:

relações entre equipe e usuários no território urbano.

Autores

  • Antonio Germane Alves Pinto Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Maria Salete Bessa Jorge Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Saúde Coletiva

Resumo

Pesquisa desenvolvida no cotidiano da Estratégia Saúde da Família com objetivo de analisar as relações entre usuários, familiares e equipes de saúde na operacionalidade da prática clínica e sua interlocução com a integralidade do cuidado e resolubilidade assistencial. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Os participantes foram usuários, familiares e trabalhadores de saúde da rede de atenção primária em saúde do Município de Fortaleza, Estado do Ceará. Os dados foram analisados pelos pressupostos da hermenêutica crítica. Os resultados convergem que o processo de interlocução clínica cotidiano exige uma convivência dialógica e singular no reconhecimento intersubjetivo. As relações assistenciais são objetivadas pela demanda crescente nos serviços de saúde. Discutem-se os sentidos diretivo e prescritivo do ato clínico e as limitações e potencialidades para o alcance da resolubilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Germane Alves Pinto, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto da URCA. Idiomas: Portugues (Brasil)

Maria Salete Bessa Jorge, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora em Saúde Coletiva. Professora Titular da UECE. Pesquisadora CNPq. Docente e Coordenadora do Programa de Pos-Graduação em Saúde Coletiva da UECE.

Downloads

Como Citar

1.
Pinto AGA, Jorge MSB. Prática clínica na estratégia saúde da família:: relações entre equipe e usuários no território urbano. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(2):Pag. 1514-1529. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2963

Edição

Seção

Artigos Originais