Prática clínica na estratégia saúde da família:
relações entre equipe e usuários no território urbano.
Palavras-chave:
Saúde ColetivaResumo
Pesquisa desenvolvida no cotidiano da Estratégia Saúde da Família com objetivo de analisar as relações entre usuários, familiares e equipes de saúde na operacionalidade da prática clínica e sua interlocução com a integralidade do cuidado e resolubilidade assistencial. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Os participantes foram usuários, familiares e trabalhadores de saúde da rede de atenção primária em saúde do Município de Fortaleza, Estado do Ceará. Os dados foram analisados pelos pressupostos da hermenêutica crítica. Os resultados convergem que o processo de interlocução clínica cotidiano exige uma convivência dialógica e singular no reconhecimento intersubjetivo. As relações assistenciais são objetivadas pela demanda crescente nos serviços de saúde. Discutem-se os sentidos diretivo e prescritivo do ato clínico e as limitações e potencialidades para o alcance da resolubilidade.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).