Percepções das enfermeiras neonatalogistas sobre as causas da retirada do cateter central de inserção periférica

Autores

  • Taise Rocha Macedo
  • Gisele Perin Guimarães

Palavras-chave:

Gestão, Enfermagem, Neonatologia

Resumo

O estudo tem como objetivo conhecer a percepção das enfermeiras de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal sobre as principais causas de retirada do Cateter Central de Inserção Periférica - PICC. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Segue os princípios éticos da Resolução 196/96, aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa sob o protocolo nº43/2011. Os sujeitos do estudo foram três enfermeiras habilitadas para inserção do cateter. Pela análise de conteúdo de Bardin emergiram as seguintes categorias: Benefícios do PICC para o serviço de neonatologia; Avaliando a necessidade de inserção do PICC em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Compreendendo as principais causas de retirada do PICC. O PICC é um dispositivo com grande aceitação por parte dos profissionais e a obstrução é a principal causa de sua retirada, fato que poderia ser evitado através de capacitação dos profissionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Perin Guimarães

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Enfermeira assistencial da Unidade de Internação Ginecológica e Emergência Obstétrica do HU/UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN.

Downloads

Como Citar

1.
Macedo TR, Guimarães GP. Percepções das enfermeiras neonatalogistas sobre as causas da retirada do cateter central de inserção periférica. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(2):Pag. 1408-1417. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2956

Edição

Seção

Artigos Originais