A distribuição de enfermeiros no Brasil segundo as pesquisas de assistência médico-sanitária (2002, 2005, 2009)

Autores

  • Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira Doutorando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/Universidade Federal do Rio de Janeiro - IESC/UFRJ. Enfermeiro do Hospital Universitário, Universidade Federal do Maranhão - HUUFMA, São Luís - MA, Brasil.
  • Alécia Maria da Silva Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Maranhão - UFMA/ENSP. Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Cururupu, MA, Brasil
  • Alan Dionízio Carneiro Doutorando do Programa de Doutorado Integrado em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Professor Assistente I do Curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Campina Grande, PB, Brasil.

Palavras-chave:

Enfermagem, Politicas de Saúde, Gestão

Resumo

Objetivo: Analisar a distribuição de enfermeiros inseridos no mercado de trabalho brasileiro segundo as macrorregiões geográficas e o local público e privado de trabalho no início dos anos de 2000.  Método: Estudo transversal que incluiu 368.177 enfermeiros recenseados nas Pesquisas de Assistência Médico-Sanitária realizadas pelo IBGE nos anos 2002, 2005 e 2009. Estimaram-se as frequências absolutas e percentuais de enfermeiros segundo as regiões geográficas do país e o serviço público e privado. Compararam-se as proporções utilizando-se o teste Qui-quadrado de Pearson (α=5%). Resultados: No período avaliado aumentou significativamente a proporção de enfermeiro no mercado de trabalho com maior concentração nas regiões Sudeste e Nordeste. Também aumentou significativamente a proporção de enfermeiros nos serviços públicos, sobretudo em âmbito municipal, mas reduziu a oferta nos serviços estaduais e federais. Conclusão: Lógicas de mercado e a gestão das atuais políticas públicas parecem influenciar a desigual distribuição de enfermeiros no Brasil ao longo dos anos 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

1.
Oliveira BLCA de, Silva AM da, Carneiro AD. A distribuição de enfermeiros no Brasil segundo as pesquisas de assistência médico-sanitária (2002, 2005, 2009). Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 23º de abril de 2024];6(2):Pag. 1334-1353. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2919

Edição

Seção

Artigos Originais