Sustentabilidade e gestão ambiental na construção civil:

análise dos sistemas de certificação LEED e ISO 14001

Autores

  • Vanessa Ribeiro Campos Universidade Federal do Ceará
  • Natalia Silva Matos
  • Alexandre Araújo Bertini

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

O setor da construção civil é um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo da vida útil do empreendimento. Estima-se que 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Um sistema de gestão ambiental é importante para que as empresas possam alcançar seus objetivos ambientais e econômicos. Na construção civil, a etapa de execução, é complexa e com muitas interferências, tais como questões ambientais, legais, logísticas e de segurança e higiene do trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sistemas de gestão ambiental na construção civil. A contribuição deste trabalho consiste em mostrar as principais diretrizes ambientais por meio da análise comparativa entre a ISO 14.001 e a certificação LEED. Este estudo permite orientar especialistas e profissionais para os procedimentos de gestão ambiental no setor da Construção Civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro Campos, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Engenheira Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Administradora de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2011). Atua nas seguintes áreas: gerenciamento da construção civil, sistemas de apoio à decisão, gerenciamento de projetos, planejamento e controle da produção.

Natalia Silva Matos

Arquiteta e Urbanista. Mestranda do programa pós-graduação da Universidade Federal do Ceará

Alexandre Araújo Bertini

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, Doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, coordenador de vários projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento do Brasil.

Downloads

Como Citar

1.
Campos VR, Matos NS, Bertini AA. Sustentabilidade e gestão ambiental na construção civil:: análise dos sistemas de certificação LEED e ISO 14001. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 28º de março de 2024];1(1):Pag. 1104-1118. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2876

Edição

Seção

Artigos de Revisão