Análise e melhoria ergonômica:

mecanismo de máquina agrícola

Autores

  • Evandro Bertoldi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ”“ UNIJUÍ.
  • Nara Liege Barbieri Graduada em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo ”“ UPF. Atua como Engenheira Agrônoma autônoma.
  • Everton Bertoldi

Palavras-chave:

Ergonomia e Segurança do Trabalho, Ergonomia do Produto

Resumo

O ritmo acelerado da economia obriga as empresas a manterem atualizados e competitivos seus produtos no mercado, tendo a necessidade de serem constantemente melhorados. A ergonomia tem sido usada como um fator de melhoria da qualidade dos produtos para aumentar a sua competitividade. Desta maneira identificou-se a necessidade de reprojetar o sistema de regulagem de peneiras, que é um componente montado no sistema de limpeza dos grãos das colheitadeiras, com os objetivos de melhorar aspectos ergonômicos, reduzir o custo, manter o desempenho e resistência do projeto original, fácil operação e manuseio e fácil de produzir e montar. Desenvolveu-se a melhoria analisando o projeto original com a finalidade de definir os pontos que podem ser melhorados. Para isso, precisou-se fazer uma pesquisa sobre regras e considerações de projeto, principalmente sobre ergonomia, que tem como objetivos a segurança, satisfação e o bem-estar dos trabalhadores. A partir do reprojeto e testes do protótipo do novo sistema, pode-se verificar que é possível através de um estudo para identificar possíveis melhorias, desenvolver um novo sistema a partir de um projeto simples, atendendo os objetivos anteriormente descritos.

 

Palavras chave: Ergonomia; Redução de Custos; Reprojeto; Sistema de Regulagem; Colheitadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Bertoldi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ”“ UNIJUÍ.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2013), com ênfase em Projeto e Automação e formação Técnica em Mecânica pelo Colégio Evangélico Panambi / Centro Tecnológico e de Formação Profissional - CEP / CTFP (2000), ambas as formações na cidade de Panambi-RS, conhecida como Cidade das Máquinas. Atualmente é Coordenador na Engenharia de Produtos nos Segmentos Agrícola e Construção na empresa Bruning Tecnometal Ltda. Tem experiência nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, softwares 2D e 3D, desenvolvimento de concepções de produtos novos e melhorias de produtos com o próprio cliente, buscando soluções para o processo produtivo e produto final, gestão de projetos e controle de prazos. Conhecimentos na área de Engenharia de Produtos, com experiência nos sub processos de estamparia, usinagem, solda e pintura. Elabora e ministra treinamentos internos de Redução de Custos em Produtos.

Everton Bertoldi

Graduando em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Passo Fundo ”“ UPF. Atua como Supervisor na Engenharia de Produtos.

Downloads

Como Citar

1.
Bertoldi E, Barbieri NL, Bertoldi E. Análise e melhoria ergonômica:: mecanismo de máquina agrícola. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 26º de abril de 2024];1(1):Pag. 1068-1081. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2831

Edição

Seção

Artigos Originais