Integração de sistemas de gestão normalizados:

uma avaliação em empresas de engenharia consultiva

Autores

  • Marco Antonio Cortellazzi Franco Universidade Nove de Julho
  • José Carlos Curvelo Santana

Resumo

Para tratar da qualidade de seus produtos, dos impactos de suas atividades sobre meio ambiente e da saúde e segurança de seus colaboradores as organizações, comumente, implantam sistemas que são geridos de forma isolada sem integração das atividades envolvidas. Na medida em que se obtêm diferentes certificações fica clara a utilidade de um sistema de gestão que integre os elementos comuns e evite redundâncias. A literatura atual apresenta vários artigos que estudam modelos de implantação dos sistemas, as motivações de sua adoção e os benefícios e dificuldades observadas quando de sua implantação, porém, esses artigos não estudam as empresas de engenharia consultiva e de projeto. Com foco nos sistemas normalizados NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001, o objetivo deste artigo foi o de avaliara implantação desses sistemas em empresa do ramo de consultoria e projeto. Para a condução da pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa de natureza exploratória e como método uma pesquisa de avaliação. Como resultados observaram-se diversas semelhanças na implantação e na integração dos sistemas e uma possível relação entre o porte e área de atuação das organizações com os sistemas utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Curvelo Santana

Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção na Universidade Nove de Julho ”“ UNINOVE. Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas ”“ UNICAMP.

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Franco MAC, Santana JCC. Integração de sistemas de gestão normalizados:: uma avaliação em empresas de engenharia consultiva. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 26º de abril de 2024];1(1):Pag. 1025-1039. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2805

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa