Formas de proximidade entre empresas e universidades e a promoção do aprendizado interativo em aglomerações produtivas locais

Autores

  • Boris Alejandro Villamil Ramírez Universidad Nacional de Colombia / Poli-USP
  • Renato de Castro Garcia

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar se a interação entre empresas, universidades e governo é capaz de elevar a eficiência e a eficácia dos programas governamentais voltadas à promoção do aprendizado interativo entre as empresas localizadas em Aglomerações Produtivas Locais (APL). Para isso, o trabalho utiliza uma abordagem que diferencia os distintos tipos de proximidade (geográfica, cognitiva, organizacional, institucional, social, tecnológica e cultural) e faz uma análise qualitativa de dois projetos de promoção do aprendizado interativo em aglomerações locais: um no Brasil, no aglomerado de produtores de calçados de Jaú, e outro na Colômbia, com produtores de pitaia (fruta-dragão) de Valle del Cauca. Os resultados apontam que foram encontrados problemas comuns nos projetos, especialmente no que se refere à comunicação, à metodologia e às expectativas dos agentes, com efeitos negativos sobre a implantação. Contudo, deve-se ressaltar a existência de benefícios importantes na geração e no compartilhamento de conhecimentos. Por fim, são apresentadas implicações de estratégias para a promoção de formas de fortalecimento das interações entre os agentes, especialmente voltadas à criação conjunta de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Boris Alejandro Villamil Ramírez, Universidad Nacional de Colombia / Poli-USP

Professor da Facultad de Ingeniería y Administración da Universidad Nacional de Colombia. Industrial Designer graduado pela Universidad Nacional de Colombia (1999), Mestrado em Engenharia Industrial pela Universidad del Valle, Colombia (2006), Doutorando em Engenharia de Produção pela Politécnica Universidade de São Paulo (Brasil).

Renato de Castro Garcia

Professor do Instituto de Economia da UNICAMP. Economista, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Mestre (1996) e Doutor (2001) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Villamil Ramírez BA, Garcia R de C. Formas de proximidade entre empresas e universidades e a promoção do aprendizado interativo em aglomerações produtivas locais. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 19º de abril de 2024];1(1):Pag. 1027-1042. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2751

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa