O microcrédito como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico para os empreendedores e seus pequenos empreendimentos:
um estudo de caso sobre o Crediamigo em Petrolina-PE
Palavras-chave:
Gestão, EmpreendedorismoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição socioeconômica do programa CREDIAMIGO para os empreendedores e seus pequenos empreendimentos do município de Petrolina-PE, identificando, além disso, os aspectos referentes ao perfil dos clientes antes e após adquirirem o empréstimo. O estudo utilizou da metodologia descritiva e procedimentos bibliográficos e de campo para identificar informações sobre o perfil dos clientes no período considerado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas objetivas que serviram para atender aos objetivos da pesquisa. Os resultados evidenciam que os clientes tiveram uma evolução no seu empreendimento e no desenvolvimento socioeconômico através do CREDIAMIGO. Sendo assim, o mesmo é relevante nas suas proposições de inclusão financeira destinado a indivíduos não beneficiados por outras formas de crédito mais convencionais, e de fato, tem contribuído para o fortalecimento dos negócios e das atividades produtivas dos pequenos empreendimentos, contribuindo, inclusive, para o desenvolvimento socioeconômico dos empreendedores.
Palavras-chave: Microcrédito; CREDIAMIGO; Empreendedorismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).