Modelo de programação linear inteira mista para o dimensionamento ótimo de uma termelétrica - estudo de caso:

termelétrica do Complexo Logístico do Açu

Autores

  • Dalessandro Soares Vianna Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Jaime Batista de Sousa Junior Universidade Candido Mendes
  • Edwin Benito Mitacc Meza Universidade Federal Fluminense
  • Marcilene de Fátima Dianin Vianna

Palavras-chave:

Programação Linear e Inteira, Pesquisa Operacional, Termelétrica

Resumo

Neste trabalho é proposto um modelo de programação linear inteira mista que permite determinar a quantidade ótima de equipamentos necessários em uma usina termelétrica a partir de uma demanda de energia elétrica prevista, de maneira a minimizar os gastos com combustíveis gás natural e carvão e com custos de operação e manutenção dos equipamentos. Considera-se como estudo de caso o projeto da termelétrica do Complexo Logístico do Açu. Para a otimização do objeto de estudo, foram criados três cenários, cada um com 11 valores diferentes para as demandas de energia elétrica. O modelo proposto considera dois tipos de ciclos termodinâmicos: o ciclo Rankine e o ciclo combinado. A resolução do conjunto de problemas teste foi realizada utilizando o software Lingo v10. Os resultados obtidos validam o uso do modelo no auxílio à configuração de uma usina termelétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalessandro Soares Vianna, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Vianna DS, Sousa Junior JB de, Meza EBM, Vianna M de FD. Modelo de programação linear inteira mista para o dimensionamento ótimo de uma termelétrica - estudo de caso:: termelétrica do Complexo Logístico do Açu. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 26º de abril de 2024];1(1):pag. 986-1001. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2746

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)