Trabalhando a educação popular em saúde com a dança

Autores

  • Nancy Nay Leite de Araújo Loiola Batista
  • Rodrigo Santos do Monte
  • Sandra Cecília de Souza Lima
  • Alexandrina Raquel de Lima Marinho
  • Deianna Keise Leite Sobral Moita
  • Lorena de Oliveira Martins Lima

Palavras-chave:

Dança, Promoção de saúde, Atividade física, Educação popular

Resumo

OBJETIVO: Relatar a experiência do uso da dança como meio de se trabalhar Educação Popular em Saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: As aulas de dança iniciaram em março de 2014, acontecem em espaços comunitários do bairro, duas vezes por semana, duração de 2 horas e média de participantes de 60 pessoas. Os professores de dança foram cedidos pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves. O recrutamento dos idosos foi feito pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família e NÁSF. Aproveita-se o momento de antes das aulas para se trabalhar questões pertinentes ao processo Saúde-doença na pedagogia da Educação Popular em Saúde. RESULTADOS: Percepção da necessidade de mudanças de hábitos, da importância da atividade física, de alimentação saudável. Mudanças como uso de garrafinhas de água no momento da dança, roupas e calçados adequados. O grupo de participantes deixou de ser de idosos e une diversos ciclos da vida, como: adolescentes e adultos jovens.

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Como Citar

1.
Batista NNL de AL, Monte RS do, Lima SC de S, Marinho AR de L, Moita DKLS, Lima L de OM. Trabalhando a educação popular em saúde com a dança. Rev. G&S [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];(1):pag. 817-823. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2726

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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