Trabalhando a educação popular em saúde com a dança
Palavras-chave:
Dança, Promoção de saúde, Atividade física, Educação popularResumo
OBJETIVO: Relatar a experiência do uso da dança como meio de se trabalhar Educação Popular em Saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: As aulas de dança iniciaram em março de 2014, acontecem em espaços comunitários do bairro, duas vezes por semana, duração de 2 horas e média de participantes de 60 pessoas. Os professores de dança foram cedidos pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves. O recrutamento dos idosos foi feito pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família e NÁSF. Aproveita-se o momento de antes das aulas para se trabalhar questões pertinentes ao processo Saúde-doença na pedagogia da Educação Popular em Saúde. RESULTADOS: Percepção da necessidade de mudanças de hábitos, da importância da atividade física, de alimentação saudável. Mudanças como uso de garrafinhas de água no momento da dança, roupas e calçados adequados. O grupo de participantes deixou de ser de idosos e une diversos ciclos da vida, como: adolescentes e adultos jovens.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).