A GESTÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA REGIONALIZAÇÃO:
CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Saúde coletiva, EnfermagemResumo
Objetivo: Traçar o perfil, mapear os temas/objetos de estudo e definir categorias temáticas da produção científica sobre gestão em saúde no contexto da regionalização registradas em bases de dados on line no período de 2001 a 2012. Método: revisão bibliográfica, na base de dados on line da Biblioteca Virtual de Saúde, entre 2001 a 2012, com vistas a responder a questão de pesquisa << Como se caracteriza a produção científica sobre gestão em saúde no contexto da regionalização?>>. Resultados: os 106 documentos selecionados apontam uma tendência irregular, atingindo seu pico em 2010, com maior produção por pesquisadores de formação médica, nas regiões Sudeste e Sul e nos espaços da academia, e sua maioria em português e inglês. O mapeamento dos estudos a partir da aproximação com os objetos permitiu classificar oito categorias temáticas, além dos estudos híbridos e demais categorias. Conclusão: oferece subsídios para a análise do processo de gestão em saúde no contexto da regionalização, caracteriza e identifica as temáticas abordadas pelos autores.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).