CARTILHA EDUCATIVA PARA ORIENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Autores

  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Débora Raissa Lopes Lourenço Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/FIC), Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Ana Richelly Nunes Rocha Cardoso Residência Multiprofissional. Hospital Universitário Walter Cantídio. Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Vasco Pinheiro Diógenes Bastos Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/FIC), Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Gisele Rodrigues Matoso Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/FIC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Palavras-chave:

Educação, Proteção Primária, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: Criação de uma cartilha educativa direcionada aos profissionais da saúde sobre os equipamentos de proteção individual. Método: Trata-se de um estudo de caráter descritivo. A coleta de dados se deu no período de maio a junho do ano de 2011 através de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados ”Scielo”, “Pubmed” e “Google Acadêmico”, utilizando os descritores cartilhas educativas, equipamentos de proteção individual, prevenção primária em saúde. A cartilha chama a atenção para ações simples que muitas vezes são pouco valorizadas pelos profissionais da saúde. Resultados: Iniciamos a cartilha educativa destacando as normas trabalhistas atuais sobre o uso dos equipamentos de proteção individual, em seguida, descrevendo todos os equipamentos de proteção individual que fazem parte da prática do profissional de saúde: máscaras, óculos, luvas, avental ou capote descartável e gorro. Destaca-se a higiene como uma necessidade básica de manutenção da saúde e exercício da construção de hábitos saudáveis na perspectiva da valorização do autocuidado e da auto-estima. Conclusão: As cartilhas educativas são uma forma prática e eficaz de informar os profissionais da saúde sobre a importância da correta utilização dos equipamentos de proteção individual. Destaca-se a necessidade de concomitantemente serem realizados cursos de capacitação e fiscalização a respeito do uso destes equipamentos nos locais de trabalho destes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
de Vasconcelos TB, Lourenço DRL, Cardoso ARNR, Macena RHM, Bastos VPD, Matoso GR. CARTILHA EDUCATIVA PARA ORIENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(1):pag. 232-244. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2550

Edição

Seção

Artigos Originais