ANÁLISE DAS METAS PACTUADAS DO NÍVEL DE PRIORIDADE IV DO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA DO LESTE ”“ MT

Autores

  • Antonio Marcos Moreira Aguilar Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT.

Palavras-chave:

Gestão, Indicadores de saúde, Planejamento em Saúde

Resumo

Pesquisa quali-quantitativa e descritiva, realizada através da análise secundária dos indicadores e metas pactuadas dentro Sistema de Pactuação de Saúde referentes ao nível de prioridade IV do município de Primavera do Leste ”“ MT, entre os anos de 2008 a 2011. Dentro do biênio 2008-2009, o município apresentou taxa de letalidade para dengue acima do pactuado no ano de 2008, apresentado redução no ano de 2009. A proporção de cura de tuberculose esteve dentro dos padrões solicitados. O aumento de casos confirmados de hepatite B e C por sorologia também foi satisfatória. Entretanto, as taxas de cura para hanseníase apresentou-se abaixo do esperado. No biênio 2010-2011, houve aumento das formas graves da dengue no ano de 2010, e reduções dos valores pactuados para tuberculose, hanseníase e das confirmações sorológicas das hepatites B e C. Conclui-se que o município precisa fortalecer suas ações intersetoriais e multidisciplinares em nível focal, promovendo a integração dos gestores, profissionais de saúde e das organizações civis, a fim de melhorar estes indicadores em longo prazo. Ressalta-se também, que novos estudos sejam realizados nesta área, com o objetivo de acompanhar e monitorar metas e resultados, colaborando com a consolidação dos objetivos traçados dentro do plano de ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Moreira Aguilar, Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT.

Enfermeiro. Mestre em Saúde Coletiva. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Pós Graduando em Gestão em Saúde. Docente do Curso de Enfermagem e Fisioterapia da UNIC - Primavera do Leste - MT.

Downloads

Como Citar

1.
Aguilar AMM. ANÁLISE DAS METAS PACTUADAS DO NÍVEL DE PRIORIDADE IV DO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA DO LESTE ”“ MT. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(1):pag. 218-231. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2549

Edição

Seção

Artigos Originais