A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O CONTEXTO ORGANIZACIONAL ATUAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Michelly Emi Kihara Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
  • Paula Renata Pantoja de Oliveira Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Palavras-chave:

Administração, Gestão

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da gestão do conhecimento para o contexto organizacional atual no âmbito da administração, verificadas de acordo com as discussões publicadas em artigos científicos. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo dos artigos publicados no período do ano de 2009 a 2013, dessa forma os participantes da pesquisa foram dois artigos publicados em cada ano do referido período, totalizando assim dez artigos, sendo que a metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa de caráter exploratório e explicativo. Além disso, a pesquisa valeu-se dos conceitos teóricos referentes à gestão do conhecimento e temas correlatos para a sustentação da análise dos resultados do estudo. Como resultado, o estudo permitiu verificar que a gestão do conhecimento tem contribuído para o contexto organizacional atual, por meio das práticas de gerenciamento do conhecimento, e também, com a utilização da gestão do conhecimento de forma integrada com as técnicas de gestão estratégica.

 

Descritores: Gestão do conhecimento. Vantagem competitiva. Transferência de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelly Emi Kihara, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Graduada em Administração peloCentro Universitário do Distrito Federal ”“ UDF.

Paula Renata Pantoja de Oliveira, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Mestre em Administração; Especialista em Gestão Empresarial e Negócios; e Graduada em Administração. Professora do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Administradora com mais de seis anos de experiência na área de formação, facilitadora de aprendizagem em cursos voltados à gestão de organizações do terceiro setor e docente dos cursos de administração e Gestão Pública no Distrito Federal.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

1.
Kihara ME, Oliveira PRP de. A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O CONTEXTO ORGANIZACIONAL ATUAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];4(3):pag. 3633-3656. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2508

Edição

Seção

Artigos de Revisão