Bem-estar no trabalho na FIAT:
o papel das políticas e práticas de gestão de pessoas
Palavras-chave:
Gestão, Políticas de RHResumo
Já é consensual entre os autores que as políticas e práticas de Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos (GP ou RH) possuem associação positiva com o bem-estar no trabalho. Desta forma, esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas de GP que são melhores preditoras de bem-estar no trabalho, de acordo com a percepção de 201 colaboradores de 17 concessionárias FIAT. O estudo é descritivo, explicativo e quantitativo. O instrumento de aplicação, tipo questionário, foi composto por duas escalas validadas cientificamente. Os resultados foram analisados por meio de análises estatísticas descritivas e de regressão múltipla linear e, dentre as políticas de GP, Envolvimento, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, e Recrutamento e Seleção foram preditoras do bem-estar no trabalho. De maneira prática, o estudo contribuiu com um diagnóstico, para as concessionárias, da percepção de seus colaboradores a respeito das variáveis estudadas. A contribuição acadêmica reside em preencher lacunas na literatura quanto aos estudos de aspectos cognitivos do bem-estar no trabalho, haja vista que a grande maioria foca apenas nos aspectos afetivos. Ademais, as revisões da produção nacional realizadas sobre as variáveis do estudo foram contributivas ao delinear lacunas na literatura que, por sua vez, permitiram a elaboração de uma agenda de pesquisa.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).