Bem-estar no trabalho na FIAT:

o papel das políticas e práticas de gestão de pessoas

Autores

  • Priscila Helena Silva de Sá Universidade de Brasília - UnB
  • Gisela Demo Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Gestão, Políticas de RH

Resumo

Já é consensual entre os autores que as políticas e práticas de Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos (GP ou RH) possuem associação positiva com o bem-estar no trabalho. Desta forma, esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas de GP que são melhores preditoras de bem-estar no trabalho, de acordo com a percepção de 201 colaboradores de 17 concessionárias FIAT. O estudo é descritivo, explicativo e quantitativo. O instrumento de aplicação, tipo questionário, foi composto por duas escalas validadas cientificamente. Os resultados foram analisados por meio de análises estatísticas descritivas e de regressão múltipla linear e, dentre as políticas de GP, Envolvimento, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, e Recrutamento e Seleção foram preditoras do bem-estar no trabalho. De maneira prática, o estudo contribuiu com um diagnóstico, para as concessionárias, da percepção de seus colaboradores a respeito das variáveis estudadas. A contribuição acadêmica reside em preencher lacunas na literatura quanto aos estudos de aspectos cognitivos do bem-estar no trabalho, haja vista que a grande maioria foca apenas nos aspectos afetivos. Ademais, as revisões da produção nacional realizadas sobre as variáveis do estudo foram contributivas ao delinear lacunas na literatura que, por sua vez, permitiram a elaboração de uma agenda de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Helena Silva de Sá, Universidade de Brasília - UnB

Formada em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) em 2014, atua no mercado privado como Gerente Administrativo-Financeira da empresa VP Concursos.

Gisela Demo, Universidade de Brasília - UnB

Possui pós-doutorado em Management & Organizations pela Anderson School of Management, University of California, Los Angeles (UCLA) nos Estados Unidos (2012) com bolsa do CNPq e é doutora em Psicologia Organizacional pela Universidade de Brasília-UnB (2004). Professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Administração (ADM) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB. Líder do Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Clientes (GP2C) da Universidade de Brasília (gpegpc.blogspot.com.br). Membro/avaliadora da Academy of Management (AOM), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Suas áreas de atuação, pesquisa e publicação são: gestão de pessoas, comportamento organizacional, marketing de relacionamento, desenvolvimento e validação de instrumentos científicos.

Downloads

Como Citar

1.
Sá PHS de, Demo G. Bem-estar no trabalho na FIAT:: o papel das políticas e práticas de gestão de pessoas. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];4(3):pag. 3581-3604. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2504

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)