FRANQUIA OU NEGÓCIO INDEPENDENTE:
QUAL A MELHOR FORMA DE EMPREENDER?
Palavras-chave:
Gestão, EducaçãoResumo
A presente pesquisa tem o intuito de indicar a melhor forma de empreender no ramo de fast-food, ou seja, por meio de uma franquia ou de um negócio independente. Para isso, foram analisados os empecilhos e facilidades dos dois tipos de negócios e os resultados financeiros dos empreendimentos. O estudo tem como objetivos específicos identificar como está o crescimento do ramo de alimentação no Brasil; entender a necessidade da elaboração de um plano de negócio antes da abertura de um empreendimento; identificar e analisar as vantagens e desvantagens dos dois diferentes tipos de investimento, franquia e negócio independente; e comparar os indicadores financeiros das empresas, faturamento, lucratividade e payback. Com o intuito de entender os cenários das empresas em atuação no mercado foram realizadas entrevistas com os proprietários de duas organizações, uma com cada característica. Após a análise da teoria com o que foi relato pelos proprietários pode-se concluir que é mais indicado empreender a longo prazo em um negócio tradicional no ramo de fast-food.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).