ANÁLISE DA CADEIA LOGÍSTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DO DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
Gestão, Logística, Logística reversaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a gestão da cadeia de suprimentos de resíduos sólidos recicláveis praticada no Distrito Federal, sob o ponto de vista das associações cooperativas de catadores. Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória descritiva por meio de visitas e entrevistas à s associações de catadores situadas no DF que atuam no setor de reciclagem e participam do programa de coleta seletiva do Governo do Distrito Federal (GDF) a fim de identificar os processos de gestão da cadeia de suprimentos e propor ações para a melhoria desses processos. Os resultados mostraram que o processo de coleta seletiva implantado no GDF ainda carece de investimentos e melhoria, principalmente no que diz respeito à conscientização do cidadão a respeito de resíduos sólidos, visto que o tipo de coleta realizado é altamente dependente do grau de organização e separação do lixo doméstico. Também é preciso melhoria na infraestrutura das associações e na concatenação das atividades dos envolvidos no processo, como os catadores autônomos. Este trabalho contribui para outros estudos na área e para a literatura de coleta seletiva, gerenciamento da cadeia logística, para o fortalecimento das organizações representativas de catadores de materiais recicláveis e conscientização popular.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).