Perfil epidemiológico e social da população atendida em uma unidade básica de saúde em Cuiabá

Autores

  • Marcio Henrique Narcizio da Silva Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
  • Aline Leonilde de Ávilla Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
  • Bruna Patrocínio dos Santos Silva Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
  • Lohan Sullivan Rodrigues Alves Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
  • Diego Sampaio Arantes dos Santos Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
  • Josiley Carrijo Rafael Mestre em Educação e Movimentos Sociais; Professor Assistente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Palavras-chave:

Epidemiologia, Políticas de Saúde, Saúde Coletiva

Resumo

O Perfil Epidemiológico é um indicador observacional das condições de vida, do processo saúde-doença e do estágio de desenvolvimento da população. Este trabalho é um levantamento epidemiológico da população abrangida pela Unidade Básica de Saúde Pedregal II em Cuiabá/MT, feito por busca de dados do SIAB e observação do bairro. A amostra é de 2828 pessoas, sendo 52,65% mulheres. A faixa etária predominante (36,13%) foi de 20 a 39 anos, seguido por 16,30% de adolescentes e 12,19% de idosos. Os principais agravos à saúde são hipertensão arterial sistêmica (13,33%) e diabetes (3,21%). Das gestantes, 20% eram adolescentes. Dos nascidos vivos 18,18% apresentaram baixo peso, 71,43% foram amamentados exclusivamente até 4 meses; 93,55% dos menores de 1 ano estavam com a vacinação correta. Quanto aos domicílios, 98,38% eram de alvenaria, 95,68% com coleta pública de lixo, 95,68% com sistema de esgoto, 94,86% possuíam energia elétrica e 97,70% água tratada. O bairro não possuía quadras poliesportivas, praças, parques e creches. As ruas eram asfaltadas, sem faixas de pedestres e semáforos. O bairro não possui Conselho de Saúde Local. Logo, enfatiza-se a importância da participação do poder público em desenvolver estratégias que melhorem as condições de saúde e de qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-08-2017

Como Citar

1.
Narcizio da Silva MH, de Ávilla AL, dos Santos Silva BP, Rodrigues Alves LS, Arantes dos Santos DS, Carrijo Rafael J. Perfil epidemiológico e social da população atendida em uma unidade básica de saúde em Cuiabá. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];4(2):2129-38. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/246

Edição

Seção

Artigos Originais