GRUPO DE TERAPIA FUNCIONAL COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23331Palavras-chave:
Humanização da assistência. Reabilitação. Hospitalização.Resumo
Os serviços de saúde, como as atividades terapêuticas grupais, podem proporcionar uma modificação na rotina hospitalar com experiências positivas de acolhimento, bem-estar, socialização e interação com os profissionais de saúde. Assim, este artigo relata a experiência de uma equipe interdisciplinar na implantação e condução de um grupo de terapia funcional (GTF) em ambiente hospitalar, como estratégia de humanização das práticas assistenciais. Participaram 371 usuários, 52% (193) do sexo feminino. O GTF ocorreu 01 vez por semana em um ambiente acolhedor, com atividades lúdicas, dinâmicas de grupo, exercícios físicos, alongamentos e rodas de conversa. Observou-se adesão dos usuários, significando o GTF um momento de socialização e interação com os profissionais de saúde. O GTF foi reconhecido como parte das ações de humanização pelo Grupo de Trabalho de Humanização Hospitalar. O GTF proporcionou um novo modo de cuidar/reabilitar, sendo os profissionais agentes ativos neste processo de mudança da assistência à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).