GRUPO DE TERAPIA FUNCIONAL COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23331

Palavras-chave:

Humanização da assistência. Reabilitação. Hospitalização.

Resumo

Os serviços de saúde, como as atividades terapêuticas grupais, podem proporcionar uma modificação na rotina hospitalar com experiências positivas de acolhimento, bem-estar, socialização e interação com os profissionais de saúde. Assim, este artigo relata a experiência de uma equipe interdisciplinar na implantação e condução de um grupo de terapia funcional (GTF) em ambiente hospitalar, como estratégia de humanização das práticas assistenciais. Participaram 371 usuários, 52% (193) do sexo feminino. O GTF ocorreu 01 vez por semana em um ambiente acolhedor, com atividades lúdicas, dinâmicas de grupo, exercícios físicos, alongamentos e rodas de conversa. Observou-se adesão dos usuários, significando o GTF um momento de socialização e interação com os profissionais de saúde. O GTF foi reconhecido como parte das ações de humanização pelo Grupo de Trabalho de Humanização Hospitalar. O GTF proporcionou um novo modo de cuidar/reabilitar, sendo os profissionais agentes ativos neste processo de mudança da assistência à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Gabrielle de França Ferreira

Fisioterapeuta do Hospital Universitário do Piauí, Mestre em Neurociências pela UFRN, Doutoranda em Ciências Médicas pela UFC.

Regiane Lustosa da Cruz

Especialista em Saúde Mental, Prevenção, Promoção e Recuperação (IBPEX). Tem experiência em Terapia Ocupacional na Saúde Mental e em Contexto Hospitalar. 

Aislan Erick Pereira Sousa

Especialista em Educação Física Escolar (UFPI). Tem interesse em educação física escolar e hospitalar.

Downloads

Publicado

14-08-2019

Como Citar

1.
Ferreira LG de F, da Cruz RL, Sousa AEP. GRUPO DE TERAPIA FUNCIONAL COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2019 [citado 28º de março de 2024];:153-61. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/23331

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde