EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES COM FRATURAS NA INFÂNCIA: O RETRATO DE UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23322Palavras-chave:
Fratura. Criança. Ortopedia. Traumatologia. Epidemiologia.Resumo
As lesões traumáticas, na ortopedia e traumatologia, se constituem na mais importante causa de morte em crianças com mais de um ano de idade, em todo o mundo, e na segunda principal causa de hospitalização nos indivíduos com menos de 15 anos de idade. Assim, este estudo objetiva levantar as características epidemiológicas das crianças atendidas com fraturas na internação pediátrica, no Hospital Municipal de Santarém-Pa. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, realizado através de consulta em prontuários, com população de 183 crianças de 0 a 12 anos, internadas no Hospital Municipal de Santarém-Pa, com quadro de trauma ortopédico, durante o ano de 2013. Evidenciou-se que 69% dos pacientes eram do sexo masculino, na faixa etária entre 5 a 9 anos (46,45%). As crianças residentes em Santarém representaram 69,95%. As fraturas fechadas representaram 78%, com internação de caráter urgente em 90% dos casos, tendo o acidente por queda como causa básica em 49,17%. Nos casos em que a causa básica foi acidentes de trânsito (9,29%), estes foram através de motocicletas em 52,94% dos casos. Diante disto, conclui-se que as crianças internadas possuem características semelhantes à s descritas na literatura, sendo predominante as fraturas em crianças do sexo masculino e em idade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).