AVALIAÇÃO DO CONCEITO DAS DOENÇAS E AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA POR MÉDICOS E ENFERMEIROS QUE TRABALHAM NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23321Palavras-chave:
Doenças de Notificação Obrigatória. Notificação de Doenças. Atenção Primária a Saúde. Vigilância em Saúde. VigilânciaResumo
Objetivo: avaliar o conhecimento dos médicos e enfermeiros que trabalham na Estratégia Saúde da Família (ESF) em Doenças e Agravos de Notificaçao Compulsória (DANC)no município de Correntes, estado de Pernambuco, Brasil, no ano 2014.
Métodos: estudo descritivo a partir da análise de variáveis referentes ao conhecimento das DANC.
Resultados: Verificou- se o desconhecimento da penalidade para a omissão da notificação, tanto entre enfermeiros (28,6%) como entre médicos (25,0%). Em relação aos agravos não transmissíveis de notificação, 50,0% dos médicos os desconhecem. A dengue foi considerada, erroneamente, como doença de notificação imediata por 85,7% dos enfermeiros e 25,0% dos médicos. Já doenças como sarampo e poliomielite foram considerados erradicados por 71,4% dos enfermeiros e 25,0% dos médicos, 71,4% de enfermeiros e 75,0% dos médicos, respectivamente.
Conclusão: A avaliação permitiu verificar deficiências no conhecimento sobre DANC entre os profissionais da ESF e sugere-se aos gestores, a realização de capacitação sobre o tema para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).