CONTROLE DA TUBERCULOSE, SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v10i1.22563Palabras clave:
Análise Espacial; Tuberculose; Atenção Primária de SaúdeResumen
O objetivo do estudo aqui relatado foi de coletar evidências científicas a respeito da análise espacial em tuberculose que relacione a ocorrência de casos com as redes de serviços da atenção primária em saúde. Para tanto, realizou-se revisão integrativa da literatura fundamentada na prática baseada em evidências por meio do método de Whittemore e Knafl (2005) e orientações de URSI (2005). Os dados foram coletados em quatro bases de dados de caráter nacional e internacional, adotando-se os descritores ‘análise espacial/ spatial analysis AND tuberculose/ tuberculosis’. Utilizou-se como critérios de inclusão artigos disponíveis na íntegra, textos nos idiomas inglês e português, pesquisa realizada em humanos, gerando uma amostra total de 32 artigos. Com o objetivo de extrair a maior quantidade de produções, não se realizou recorte temporal. Da amostra, 17 artigos (53,1%) relacionaram o geoprocessamento com a condição de vida da população; nove (28,1%) apenas realizaram o geoprocessamento para identificar áreas de maior risco; três (9,4%) associaram a fatores como migração e fatores ecológicos; e três (9,4%) abordaram o objeto definido para este estudo. Metade dos artigos (16) foi publicada em inglês e metade em português, todos publicados nos últimos dez anos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença