O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO ONCOLÓGICO NO NÍVEL TERCIÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v10i1.22546Palavras-chave:
Enfermagem oncológica. Hospitalização. Oncologia.Resumo
O conhecimento geral e específico do enfermeiro oncológico é um subsídio para o planejamento assistencial em câncer. Este envolve a organização, sistematização de atividades e a tomada de decisão. Esse estudo discute as atividades privativas ao enfermeiro oncológico no processo de trabalho de enfermagem em uma unidade de internação em oncologia. Trata-se de uma revisão integrativa no portal CAPES e portal BIREME nos últimos 6 anos. Foram encontradas 36 atividades desenvolvidas pelos enfermeiros oncológicos, sendo que, destas, 58% não são privativas ao referido profissional e 39% não são exclusivas do processo de enfermagem. É importante que o profissional enfermeiro conheça suas atividades privativas para que possa planejar de forma adequada e sistemática a assistência dos cuidados a serem prestados, facilite o desenvolvimento do processo de trabalho da enfermagem e também o envolvimento da equipe multiprofissional em todo processo assistencial a ser prestado no ambiente hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).