Apresentação de um programa de fisioterapia no cuidado corporal de escolares:
relato de experiência
Resumo
É crescente a importância dada ao desenvolvimento integral das crianças através de projetos e ações que visam à promoção da saúde, considerando as pessoas em seu meio familiar, comunitário e social, de forma multidisciplinar. Nesse contexto, a proposta deste artigo consiste na apresentação de um programa para a saúde do escolar, através do relato de experiência, desenvolvida em uma instituição filantrópica e em escolas públicas de ensino fundamental, pelo curso de fisioterapia (excluímos a Instituição para avaliação cega). O programa foi elaborado sobre a perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão. Este tem como meta avaliar, identificar e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento corporal de crianças em idade escolar por meio de avaliações específicas para investigar o perfil sociodemográfico, a incidência de dor, a estatura, o peso, a flexibilidade corporal, o registro da impressão plantar, a avaliação por fotogrametria computadorizada da postura corporal e o desenvolvimento motor. Apesar de o programa estar em sua fase inicial espera-se, com ele, consolidar a atuação da fisioterapia nos locais em que esta ação se desenvolve, bem como ampliar a inserção do profissional fisioterapeuta no contexto de uma equipe multidisciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).